Friday, September 24, 2010

Axiomas



A satisfação e a não satisfação tem o mesmo efeito em você. E no final era aquilo que você queria, mas aquilo se torna tão pequeno e irrisório, tão simples e tão vulnerável, que já não é um motivo de alegria, ou de bons sorrisos. Que bobo! É pequeno mesmo. Realmente é um sopro sutil no peito. Pequeno, sutil e fraco... algo que não merece tanta importância assim, superestimado.


Você é a atração e a multidão ao mesmo tempo. Você canta, encanta, grita, sorri e chora no mesmo show. A parte importante disso é como você consegue desvendar os outros e si mesmo, como você superar as adversidades e se superar.

II- Duas substancias que tenham atributos diversos nada têm em comum em si. (Ética, Espinosa.)

Como me descobrir pelo outro?

E levando isso pro lado da subjetividade: é pelo o outro (o seu não-ser) que você descobre quem é você. Porque precisamos de parâmetros, nós precisamos saber o que não somos pra saber o que somos. Sem referencias, sem provar dos sabores(doce) e dos dissabores(amargo) você não poderia dizer que aquele é e este é.

E quando digo, meu amigo, que preciso saber a causa disto ou daquilo, é porque preciso saber o que está acontecendo ao meu redor, eu preciso entender você nesse mundo, pra que eu possa me entender nele também. Costumam dizer "entender o mundo", como se fosse algo aquém, mas esse mesmo mundo é constituído de pessoas, e são elas que modificam a realidade, são elas que moldam o mundo, elas que o transformaram antes mesmo deu e você nascermos.

E se por acaso essa causa me é privada, se a sua lógica é camuflada e negada, que eu posso fazer? Me perder mais ainda nas veredas dessa humanidade? E se o que eu descubro é o máximo que me é permitido, o que ainda devo fazer ali? Estagnar naquilo que apenas me limita mais ainda?

Pela primeira vez é um texto sem final. Eu ainda não sei o que fazer. Não.. eu sei sim o que fazer.

Só não sei como.