Friday, November 5, 2010

"De que luta eles não se retiram?"




Vamos começar com uma breve definição da wikipedia:

"O movimento estudantil é um movimento social da área da educação, no qual os sujeitos são os próprios estudantes. Caracteriza-se por ser um movimento policlassista e constantemente renovado - já que o corpo discente se renova periodicamente nas intituições de ensino."

O movimento estudantil surgiu no Brasil em uma época de opressão política: na ditadura militar. Jovens intelectuais engajados na vida acadêmica discutiam sobre o cenário político brasileiro. Eles não eram só palavra, eles também tinham ação. Saiam nas ruas com suas faixas, rostos pintados, blusas com frases impactantes com objetivo de mudar a realidade brasileira. Brasil era um país massacrado pela ditarura.

Hoje em dia nós ainda temos os movimentos estudantis.

Mas sem a ditadura, esses estudantes lutam por que causa?

1- Um movimento social da área da educação


Disso não podemos reclamar. Eles surgem do berço da universidade, dos mais variados cursos. Geralmente são estudantes que demoram o dobro do tempo estipulado pra conclusão da graduação. Por que? Por serem exatamente intelectuais e engajados politicamente que não se dedicam pra própria educação.

2 - Um movimento policlassista

Sim, o movimento estudantil defende o direito de várias classes. Principalmente do partido político que todos fazem parte. O que geralmente acontecem nos congressos estudantis: GTs, mesas de discussões, apresentação de trabalhos, votação de bandeiras... eles não tem como prioridade a melhoria dos cursos, da infraestrutura da universidade, da grade curricular, das vagas, dos problemas que realmente deveriam ser discutidos e terem as soluções votadas.

Não. Eles falam da burguesia como se estivéssemos vivendo em burgos. Eles falam do capitalismo como se não fizessem parte dele. Eles criticam programas do partido concorrente como se não fizessem parte do partido oposto, e eles querem que a bandeira estudantil apoie isso.

Eles se vestem com as piores roupas pra mostrar que fazem parte da classe necessitada. Mas frequentemente estão viajando para os mais diversos estados brasileiros ou qualquer outro país da américa do sul. Tudo pela causa estudantil.

Sim, é um movimento policlassista: eles viajam pela as mais variados lugares e conhecem as mais diversas camadas sociais mundo a fora.

3- constantemente renovado

Porque tudo que é ruim tem que ter um recomeço. É uma minoria de pseudo-intelectuais que conseguem uma força bruta quando estão juntos. Mas eles são os espertos e sabem de todas as mazelas da universidade. Eles sabem como conseguir recursos, como viajar pelo país inteiro pela causa estudantil, como fazer festas culturais e arrecadar pencas de dinheiro com bebidas e sempre fechar o caixa negativo pra próxima gestão. A culpa é sempre do DCE anterior. Impostos sonegados, dividas das carteirinhas nao pagas...

E você se pergunta:



"De que luta eles não se retiram?"

Da vida boa que é o movimento estudantil sem ditadura, sem causa nenhuma.